Consulta MEI
As dúvidas mais recorrentes do MEI.
Como consultar um CNPJ MEI?
Para consultar um CNPJ MEI é muito simples, informe o número do CNPJ acima e tentaremos lhe ajudar. Caso não encontre aqui, poderá utilizar também o site do próprio governo em gov.br.
Como abrir um MEI?
Muito simples, fizemos um passo a passo para lhe auxiliar, confira o passo a passo aqui.
O MEI é obrigatório a emitir nota fiscal?
O MEI é dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, salvo quando for solicitado, em atendimento ao Código de Defesa do Consumidor. Se o destinatário da mercadoria ou serviço for outra empresa, a emissão de NF é obrigatória, podendo ser realizada pelo/a MEI ou pelo/a destinatário/a. O MEI não tem a obrigação de emitir a Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, mesmo se realizar vendas interestaduais, exceto se desejar.
O que acontece se eu não pagar as guias mensais?
Os Microempreendedores Individuais (MEI) que estão inadimplentes, com os débitos apurados nas Declarações Anuais Simplificadas (DASN-Simei), poderão a partir de outubro de 2021 ter seu CNPJ inscrito em Dívida Ativa. Essa dívida será cobrada na justiça com juros e outros encargos previstos em lei.
Quanto posso faturar sendo MEI?
R$ 81 mil.
É possível ter funcionário com MEI?
Sim. O MEI pode contratar até 01 (um) empregado com remuneração de um salário mínimo ou piso salarial da categoria.
Preciso de um contador para contratar um funcionário?
Não há necessidade de ter um contador para a contratação de um empregado pelo MEI. Se preferir, o MEI pode utilizar-se do auxílio de um profissional da contabilidade a fim de obter mais detalhes e orientação para a contratação de um empregado.
É preciso ter algum controle do faturamento e da receita?
Sim. MEIs devem registrar, mensalmente, em formulário simplificado, o total das suas receitas. Para tanto, basta imprimir e preencher todo mês o Relatório de Receitas Brutas Mensais, conforme modelo disponível no Portal, e mantê-lo arquivado pelo prazo de 5 anos para fins de fiscalização.
Quem nunca pagou DAS poderá ter o seu registro cancelado?
Sim. O cancelamento pode ocorrer caso não haja o pagamento das contribuições de 12 meses consecutivos e também não haja o envio da DASN deste período, de acordo com a regulamentação.