Apesar de muito simples, muitas pessoas ficam com dúvidas na hora de abrir um CNPJ MEI. Considerando que você se informou e já decidiu que deseja abrir um MEI, vamos então direto ao passo a passo.
O que preciso para abrir um MEI?
- 1) Dados pessoais como RG, telefone, email e um endereço;
- 2) Ter no mínimo 18 anos;
Passo a passo:
Vamos direto ao passo a passo, após o cadastro vamos lhe dar algumas dicas do que fazer depois que você obteve seu CNPJ MEI.
1. Conta gov.br
Você precisa ter uma conta no portal gov.br, você já deve ter mas caso não tenha basta criar.
2. Acesse o portal
Acesse o portal Portal do Empreendedor do Governo Federal e clique no botão Entrar com o gov.br.
3. Selecione a opção "Formalize-se"
Selecione a opção "Formalize-se" e preencha o cadastro
Durante o cadastro, você precisa definir seu nome fantasia (o nome da sua empresa), escolha as atividades que irá atuar e seu endereço.
Para definir a atividade econômica, você precisa consultar as opções disponíveis no momento do cadastro, poderá consultar a lista das Ocupações permitidas ao MEI.
4. Imprima o certificado CCMEI
Ao finalizar, será emitido um certificado de condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e irá conter seu número CNPJ.
Lembrando:
1) Você não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular.
2) Você pode faturar até R$ 81 mil por ano.
3) Você precisa exercer as atividades permitidas.
4) O MEI é gratuíto. Mas cuidado para não cair em páginas fakes aonde é cobrado uma taxa para finalizar o cadastro. normalmente são empresas intermediárias que cobram uma taxa de consultoria apenas para preencher o formulário para você.
Próximos passos?
Agora que você tem o MEI, você poderá abrir conta bancária específica para MEI e muitos bancos possuem planos gratuítos que você pode utilizar.
Você também poderá se cadastrar no site de sua prefeitura para poder gerar nota fiscal, lembrando que você não paga nada por isso.